
A forte chuva que caiu na tarde deste sábado (22) provocou o transbordamento do igarapé Batista, causando transtornos em pelo menos 17 bairros da capital. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva nas últimas 24 horas foi de 84,60 mm, resultando na remoção de diversas famílias de suas residências. O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que aproximadamente cinco mil pessoas foram afetadas em toda a cidade.
As famílias resgatadas pela Defesa Civil em barcos foram levadas para um abrigo montado na Escola Anice Dib Jatene, no bairro Geraldo Fleming. No local, estão sendo distribuídos kits de limpeza para os atingidos pela enchente. Durante a madrugada deste domingo, a Defesa Civil seguiu com os trabalhos para auxiliar as famílias mais impactadas. No total, cerca de mil famílias foram afetadas, sendo que pelo menos 21 pessoas estão temporariamente acolhidas no abrigo público, enquanto outras 200 foram levadas para casas de familiares.
“Tivemos que remover muitas famílias e abrir abrigos. Já estamos com um abrigo funcionando e recebendo pessoas que precisaram deixar suas casas”, explicou Falcão. A equipe da Defesa Civil segue realizando um levantamento detalhado para mensurar os danos e garantir a assistência necessária às vítimas.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Rio Branco e a Defesa Civil intensificaram as ações de apoio à população. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão atuando nos locais afetados, prestando assistência médica e orientando sobre cuidados essenciais, como o consumo seguro de água e alimentos, além da prevenção contra doenças e animais peçonhentos.
O trabalho de monitoramento e suporte seguirá sendo realizado por equipes da prefeitura, visando minimizar os impactos da enchente e garantir a segurança das famílias atingidas.
Os bairros afetados pelo transbordamento do igarapé Batista foram: Vila Betel, Doca Furtado, Placas, Boa União, Plácido de Castro, Bahia Nova, João Eduardo, Bahia Velha, João Paulo II, Calafate, Sobral, Vilage Tiradentes, João Paulo, Habitar Brasil, Bairro da Paz, Parque das Palmeiras e Geraldo Fleming.