![](https://i0.wp.com/yaconews.com/wp-content/uploads/2025/02/Frame-517-14-1-976x600-1.webp?resize=696%2C428&ssl=1)
Cruzeiro do Sul registrou 52,8 milímetros de chuva na segunda-feira (10), volume equivalente ao esperado para toda a semana, de acordo com o Corpo de Bombeiros. A chuva intensa causou o transbordamento de vários igarapés, incluindo o que corta a Rodovia AC-405, que liga Cruzeiro do Sul a Rodrigues Alves.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram motoristas enfrentando dificuldades para atravessar as áreas alagadas. Em um dos casos, um motociclista ficou preso no meio da água após a moto desligar devido ao alto nível da água.
O tenente Fabrício Machado, do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, destacou que os índices de chuva deste ano são menores do que os registrados no ano passado. “Estamos trabalhando com um prognóstico semanal de 50 a 75 milímetros. Comparado com 2024, este ano tem sido bem abaixo. De 31 de janeiro a 9 de fevereiro, tivemos apenas 33 milímetros, um valor bem abaixo do esperado para essa época”, afirmou. Ele ressaltou também que, enquanto em 2024 o Rio Juruá atingiu 12 a 13 metros, este ano o nível está em pouco mais de 6 metros.
O tenente também mencionou que a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Em preparação para possíveis alagamentos, os bombeiros de Cruzeiro do Sul e outras instituições locais participarão de um simulado, semelhante ao realizado em Rio Branco, para treinar a resposta a enchentes. “O treinamento será realizado para envolver todos os órgãos da Defesa Civil e de segurança pública, garantindo que, caso ocorra uma enchente, todos estejam preparados”, concluiu.