A segunda convocação para os cursos de formação dos cargos de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será divulgada nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). A terceira fase do concurso, que é tanto eliminatória quanto classificatória, é crucial para a continuidade dos candidatos no certame.
Na primeira convocação, realizada na última quinta-feira (6), 2.305 candidatos foram chamados. No entanto, 170 não confirmaram a participação e foram eliminados do processo. Essas vagas agora estão sendo preenchidas por candidatos da lista de espera.
Os convocados nesta segunda lista devem confirmar sua participação no curso de formação entre os dias 11 e 12 de fevereiro, por meio da Área do Candidato no site do CPNU. Apenas aqueles que confirmarem sua presença garantirão sua vaga.
A terceira fase abrange nove cargos, entre eles:
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)
- Analista de Comércio Exterior (ACE)
- Analista em Tecnologia da Informação (ATI)
- Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS)
- Analista de Infraestrutura (AIE)
- Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT)
- Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia (Aneel)
- Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários (Antaq)
- Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS)
As aulas serão ministradas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Cebraspe e pelas agências reguladoras.
Os cursos de formação, com carga horária entre 140 e 580 horas, têm como objetivo preparar os candidatos para aplicar conhecimentos técnicos e desenvolver competências para atuar no setor público. As aulas acontecerão em Brasília e no Rio de Janeiro, com exceção do curso de Auditor-Fiscal do Trabalho, que será híbrido.
Para ser aprovado, o candidato deve frequentar 75% das aulas presenciais e obter média mínima de 70% nas provas do curso.
A logística, como transporte, alimentação e estadia, será de responsabilidade dos candidatos. Durante o curso de formação, os convocados terão direito a 50% da remuneração inicial do cargo. Servidores públicos federais poderão optar por manter os vencimentos do cargo atual, caso apresentem a documentação necessária.
Cronograma
A terceira lista de convocados será publicada em 18 de fevereiro, com a lista definitiva de classificação e convocados para matrícula nos cursos de formação prevista para 28 de fevereiro.