![](https://i0.wp.com/yaconews.com/wp-content/uploads/2025/02/whatsapp-image-2021-06-05-at-11.16.36-1-.webp?resize=696%2C725&ssl=1)
Após mais de três anos de tramitação, o comerciante Rui Barros Vieira foi condenado a três anos, quatro meses e 25 dias de reclusão por lesão corporal dolosa, ou seja, com a intenção de causar dano, após agredir o cantor e compositor Pedro Lucas Araujo com uma chave de fenda. O ataque resultou na perda de visão de um dos olhos da vítima.
O caso ocorreu no final de maio de 2021, quando Pedro Lucas, então com 20 anos, tentou apartar uma briga entre amigos e foi surpreendido com um golpe. Ao entrar na confusão, ele foi imobilizado por um “mata-leão”, e, em seguida, Rui Barros Vieira, insatisfeito, usou uma chave de fenda para ferir o jovem no olho esquerdo. A vítima também relatou ter sido alvo de ofensas homofóbicas durante o confronto.
Em sentença proferida em novembro de 2024, a Justiça determinou que Vieira cumpra a pena em regime semiaberto, com monitoramento eletrônico. O segundo réu, que disparou uma arma durante a briga, também foi condenado.
Defesa e indenização
Em sua defesa, Rui Vieira negou as acusações de homofobia e afirmou que usou a chave de fenda apenas para se defender de agressões. A Justiça ainda decidiu que o comerciante poderá recorrer da sentença em liberdade.
Além da pena de prisão, a sentença estabelece que Rui Vieira pague R$ 80 mil em indenização por danos morais e materiais à vítima.
Via G1 AC