O senador Davi Alcolumbre (União-AP), de 47 anos, foi eleito mais uma vez presidente do Senado neste sábado (1º). Ele atingiu o número mínimo de 41 votos às 15h12, e o resultado foi oficialmente proclamado às 15h19. Todos os 81 senadores participaram da votação.
O placar final foi:
- Davi Alcolumbre (União-AP) – 73 votos (eleito)
- Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) – 4 votos
- Eduardo Girão (Novo-CE) – 4 votos
Logo após a proclamação, imagens do plenário mostraram os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) repassando ligações ao recém-eleito Alcolumbre. Segundo parlamentares, as chamadas eram dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, respectivamente.
Essa será a segunda vez que Davi Alcolumbre comandará a Casa, tendo ocupado a presidência no biênio 2019-2020. Antes da eleição, ele já havia consolidado um amplo arco de alianças, reunindo apoio tanto da base do governo quanto da oposição.
O senador conseguiu o respaldo de nove partidos, incluindo PSD (14), PL (14), MDB (11), PT (10), União (7), PP (6), PSB (4), Republicanos (4) e PDT (3). Além disso, contou com o apoio de dois senadores do Podemos e um do PSDB, totalizando 76 parlamentares, o equivalente a 94% do Senado.