A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos da ONG SaferNet registrou uma queda nas denúncias de crimes online no Brasil em 2024. Foram 100.077 novas ocorrências, número 50.770 menor que em 2023.
Apesar da redução, Thiago Tavares, presidente da SaferNet, alerta que isso não significa uma diminuição real dos crimes. Segundo ele, o total de denúncias de 2024 ainda é o quarto maior da série histórica iniciada em 2006.
Uma das razões apontadas para a queda nas denúncias é a mudança na forma como os criminosos operam. Segundo Tavares, conteúdos ilegais, como imagens de abuso infantil, circulam cada vez menos na internet aberta e mais em grupos fechados de aplicativos de mensagens.
“As redes sociais agora servem como iscas para atrair usuários a espaços fechados, onde esses conteúdos são compartilhados e até comercializados”, explicou.
Redução também nos crimes de ódio
As denúncias de crimes de ódio, como racismo, intolerância religiosa, xenofobia, neonazismo e LGBTfobia, caíram 49% em 2024, totalizando 14.108 relatos. Foi a primeira vez desde 2018 que uma eleição não impulsionou um aumento nas denúncias desse tipo de crime.
“Nas eleições municipais, esses conteúdos costumam circular mais localmente, muitas vezes em grupos de WhatsApp, o que reduz o volume de denúncias em comparação com as eleições gerais”, afirmou Tavares.
O Helpline, canal gratuito de ajuda da SaferNet, registrou um aumento de 79% nos atendimentos relacionados a problemas de saúde mental em 2024, totalizando 204 casos. Esse tipo de atendimento foi o terceiro mais frequente no serviço, atrás apenas de exposição de imagens íntimas (268 casos) e problemas com dados pessoais (246 casos).
Segundo Tavares, o Helpline oferece suporte psicológico e orienta vítimas de crimes cibernéticos, ajudando-as a encontrar assistência adequada.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (11) durante o Dia da Internet Segura, evento realizado em São Paulo pela SaferNet, NIC.br e CGI.br, com o tema “Unidos para uma Internet mais positiva”.
Para denunciar crimes cibernéticos, como abuso infantil e discurso de ódio, os usuários podem acessar www.denunciar.org.br e enviar links suspeitos de forma anônima.
“Se encontrar conteúdos criminosos na internet, denuncie. Seu anonimato é garantido”, finalizou Tavares.
Com informações do Agência Brasil.