O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Marcos Frank, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) por efetuar disparos de arma de fogo em via pública. A denúncia foi apresentada com base nos artigos 15 e 20 da Lei nº 10.826/2023, após o órgão concluir que o gestor cometeu o crime. A informação foi divulgada pelo site Alerta Cidade.
De acordo com a denúncia do MPAC, o incidente ocorreu por volta das 18h55, quando Marcos Frank chegou ao local dirigindo uma camionete branca e disparou pelo menos cinco vezes contra um veículo modelo Ônix.
Além desse episódio, o Ministério Público ressaltou que este não é o primeiro caso em que o presidente do IAPEN se envolve em disparos de arma de fogo em via pública. Em um incidente anterior, ocorrido em Sena Madureira, Frank já havia atirado em via pública. Na ocasião, ele firmou um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), evitando o processo judicial. No entanto, devido à reincidência, a mesma medida não poderá ser aplicada desta vez.
Até o momento, Marcos Frank e o governo do Acre não se pronunciaram oficialmente sobre a denúncia. O espaço permanece aberto para qualquer comentário.