20 fevereiro 2025

Presidente do Iapen-AC, Marcos Frank, é investigado por disparos contra carro em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), delegado Marcos Frank, está sendo investigado após disparos atingirem um veículo em Rio Branco, em fevereiro de 2024. O incidente ocorreu no Residencial Bom Sucesso e resultou em danos de aproximadamente R$ 14 mil ao carro da vítima, que procurou a Delegacia da 1ª Regional para registrar o ocorrido. Em sua denúncia, a mulher relatou que, enquanto acompanhava a montagem de móveis em sua casa, ouviu os tiros e encontrou marcas de bala no lado do passageiro.

A mulher, ex-companheira de um policial militar aposentado, foi informada por testemunhas de que o responsável pelos disparos seria um delegado da Polícia Civil. Um policial militar, ao tentar identificar o autor, teria conversado com Marcos Frank e repassado o orçamento para o reparo do carro.

Em depoimento à Corregedoria da Polícia Civil, Marcos Frank negou ser o autor dos disparos. Segundo o delegado, ele estava na região com uma caminhonete da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), mas não percebeu o veículo da vítima estacionado quando chegou ao local. Frank relatou que, após o incidente, foi informado sobre os tiros e se dirigiu para a casa de um colega policial civil, onde aguardou mais informações.

O caso foi denunciado à Corregedoria em março de 2024 e, posteriormente, o Ministério Público Estadual (MP-AC) apresentou uma denúncia contra Frank por disparos em via pública, em outubro do mesmo ano. O MP-AC solicitou à Justiça o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do delegado, visando a apreensão de uma pistola calibre 9mm, que pode ser compatível com as munições encontradas no local dos disparos.

A denúncia foi aceita pela Justiça em outubro, e o processo segue em andamento na 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco. Testemunhas e envolvidos estão sendo intimados para a audiência de instrução e julgamento. Marcos Frank, nomeado presidente do Iapen-AC em agosto de 2024, ainda não foi considerado culpado, mas o caso continua sendo investigado.

Com informações do G1 Acre.

Veja Mais