29 março 2025

Acre e Governo Federal alinham estratégias para redução de desmatamento e incêndios florestais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na terça-feira, 25 de março de 2025, em Rio Branco, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) se reuniram com autoridades do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para alinhar estratégias de combate ao desmatamento e incêndios florestais no estado.

O encontro focou nas ações do Programa União com Municípios pela Redução de Desmatamento e Incêndios Florestais e do Projeto Floresta +, ambos do governo federal. Essas iniciativas destinam investimentos aos municípios com maior índice de desmatamento, sendo que no Acre, cinco cidades foram escolhidas como prioritárias: Rio Branco, Sena Madureira, Manoel Urbano, Tarauacá e Feijó. Esses municípios receberão recursos para fortalecer a regularização ambiental, fundiária e assistência técnica rural.

O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, enfatizou a importância da colaboração entre o governo federal e estadual. “Esse encontro nos permitiu entender como o programa atuará no Acre. Com os recursos federais, conseguiremos ampliar o atendimento e, em parceria com o Estado, faremos análises de regularização ambiental utilizando o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) e o escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR), para uma atuação mais eficiente”, afirmou Carvalho.

Além disso, o Programa Floresta +, que visa apoiar produtores rurais que mantêm a floresta preservada, foi discutido. A coordenadora-geral da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial do MMA, Nazaré Soares, destacou o foco do projeto em valorizar quem conserva o meio ambiente, garantindo também segurança jurídica sobre o uso da terra. O programa é voltado para agricultores familiares ocupantes de áreas de até quatro módulos fiscais.

Os representantes do MMA também realizarão um mutirão de regularização ambiental em Feijó nos dias 27 e 28 de março, com o objetivo de atualizar o Cadastro Ambiental Rural e inscrever produtores rurais para os pagamentos por serviços ambientais, uma ação que visa incentivar a preservação ambiental.

Durante o encontro, os gestores da Sema apresentaram um panorama das ações do Cigma e dos fluxos do processo de regularização ambiental e do CAR, reforçando os esforços para garantir o uso sustentável da terra e a preservação do meio ambiente no estado.

Veja Mais