1 abril 2025

Criminoso acreano na Lista Vermelha da INTERPOL é preso na Bolívia em operação conjunta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dois criminosos de alta periculosidade foram capturados na cidade de Ribeiralta, na Bolívia, durante a Operação Fronteira Segura. Juntos, eles acumulavam penas que somam mais de 1.000 anos de prisão e possuíam mais de 10 mandados de prisão em aberto. Um deles estava na Lista Vermelha da INTERPOL.

A ação foi realizada em conjunto pelo Ministério da Justiça, o Governo de Rondônia e a Polícia Nacional da Bolívia, com apoio do Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF/GEI) e da Secretaria de Estado da Defesa e Cidadania de Rondônia (SESDEC).

Um dos presos era líder de uma quadrilha especializada no roubo de camionetes em Rondônia e no Acre. Os veículos eram levados para a Bolívia, onde eram revendidos, desmontados para peças ou utilizados no tráfico internacional de drogas.

A operação contou com a participação de unidades especializadas da Polícia Militar de Rondônia, incluindo BPFRON, BOPE, BPCHOQUE e o Pelotão de Operações com Cães.

Após 10 anos foragido, um dos criminosos foi localizado na Bolívia vivendo sob identidade falsa e com dupla nacionalidade. O outro, natural do Acre, também era considerado de alta periculosidade e estava na Lista Vermelha da INTERPOL.

O processo de extradição já está em andamento, e ambos deverão cumprir suas penas no Brasil. A Operação Fronteira Segura segue atuando no combate ao crime organizado na região de fronteira.

Veja Mais