29 janeiro 2026

Governo do Acre distribui mais de 400 peças de vestuário social para comunidades indígenas na fronteira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em uma ação conjunta, o Governo do Acre, através da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), levou o programa Vestuário Social para as aldeias indígenas Três Cachoeiras, dos Patos, Liberdade e Boa Floresta, localizadas no município de Assis Brasil, na tríplice fronteira do Brasil com a Bolívia e o Peru. Mais de 400 peças de vestuário foram distribuídas entre as comunidades indígenas da região do Alto Acre.

A iniciativa, que contou com a colaboração da Empresa Brasileira de Correios, da Receita Federal e da Defesa Civil do Estado, teve grande desafio logístico, com a viagem ocorrendo por terra e água. O percurso de 341 km de Rio Branco até Assis Brasil foi feito por estrada, seguido de 35 km pelo Rio Acre, utilizando pequenas embarcações para alcançar as aldeias.

Para Nágila Rocha, chefe do Departamento de Acolhimento Social da SEASDH, a ação representa mais do que a entrega de roupas, sendo uma medida essencial para promover a dignidade e a inclusão social dos povos indígenas. “A distribuição de vestuário social é uma determinação da nossa secretária e vice-governadora, Mailza, e tem como objetivo atender necessidades básicas, além de valorizar a identidade cultural dessas comunidades”, afirmou.

O trabalho de distribuição, realizado por uma equipe da SEASDH, durou três dias. Ao chegar à Aldeia dos Patos, na Terra Indígena Mamoadate, onde vivem os Manchineri, na fronteira com o Peru, os beneficiados demonstraram grande gratidão. A assistente social da SEASDH, Tamires Caroline Silva, destacou a satisfação dos indígenas ao receberem as doações. “É gratificante ver a alegria no semblante de cada beneficiado pelo programa”, disse.

O cacique Raimundo Batista Jaminawa, da Aldeia Boa Floresta, agradeceu a iniciativa do governo do Estado e reconheceu a importância da ação para as comunidades indígenas. “É muito bom receber essas roupas. O povo indígena agradece ao governo, à dona Mailza”, afirmou.

Além da entrega de vestuário, os oficiais do Corpo de Bombeiros, sob a coordenação do coronel James Bezerra Gomes, aproveitaram a missão para realizar a manutenção no Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, fortalecendo as relações institucionais na região.

Via Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -

Veja Mais