1 abril 2025

Governo do Acre leva internet de alta velocidade para comunidade do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), concluiu a implantação da internet de banda larga para a comunidade do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, beneficiando diretamente seus 60 moradores. A obra incluiu a instalação de 15 km de rede de fibra óptica, tornando o ponto turístico mais visitado da região Juruá 100% conectado ao mundo.

O evento de comemoração aconteceu na sexta-feira, 21 de março, no Teatro do Nauas, com a presença do governador Gladson Camelí, que foi homenageado pela população local pelos investimentos que impactaram positivamente a região. Durante o ato, Francenildo Numes de Oliveira, presidente da Associação de Desenvolvimento Agroecológico e Ambiental da Bacia do Rio Croa e Alto Lagoinha (ADAAB-CROA), expressou agradecimentos pela conclusão do projeto e pelos benefícios proporcionados à comunidade.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, explicou que a instalação dos cabos de fibra óptica seguiu todas as regulamentações de licenciamento ambiental, com apoio do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Acre (Deracre) para superar as dificuldades logísticas no acesso à região. A segunda fase do projeto conectou até os moradores que vivem além do ponto turístico da samaúma, em uma área de difícil acesso.

Com a internet, a comunidade do Rio Croa agora conta com 12 pontos de acesso público ao longo do rio, proporcionando conectividade não apenas para os moradores, mas também para os turistas que visitam a área, aumentando a segurança e o acesso à informação. O serviço beneficia especialmente os barqueiros e os donos de pousadas e restaurantes que dependem do turismo para sua sobrevivência.

As empresas Ômega Sul e Unonet, que atuam como parceiras na transmissão do sinal, têm sido fundamentais para levar as belezas naturais da região para o resto do mundo. A chegada da internet também impulsionou o turismo local, especialmente o ecoturismo e a gastronomia, áreas que atraem visitantes de todo o Brasil e do exterior.

O Rio Croa, que é um destino turístico popular, oferece diversas experiências, como ecoturismo, passeios de barco e observação de animais. Em 2024, a comunidade foi representada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 29), em Baku, Azerbaijão, onde o turismo regenerativo foi destacado como uma importante estratégia para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais