
Um morador de Sena Madureira denunciou a longa espera para a liberação de documentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pelo cartório da cidade. Segundo ele, já se passaram mais de três meses e até agora não houve retorno, prejudicando sua regularização fundiária e impossibilitando atividades essenciais, como a criação de gado.
“Isso já é uma falta de respeito com a população. Sem esses documentos, a gente não consegue sequer ter uma cabeça de gado na terra”, desabafou.
O morador relata que, ao buscar informações sobre o andamento do processo, a única resposta que recebe é que os documentos estão no cartório, sem previsão de liberação. Ele também critica a morosidade do sistema, ressaltando que não faz sentido um documento ficar quatro meses parado em um cartório de uma cidade pequena como Sena Madureira.
A situação se torna ainda mais difícil pelo fato de ele precisar se deslocar constantemente da zona rural para a cidade, gastando com transporte sem obter respostas concretas.
Diante dessa reclamação, ele pede mais agilidade nos processos e um posicionamento das autoridades responsáveis. “Não tem como um documento ficar tanto tempo parado. Desde novembro estou esperando e nada de autenticarem”, concluiu.