31 março 2025

PF desenvolve biocombustível a partir de maconha apreendida

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal (PF) apresentará, nesta sexta-feira (28), às 11h, um projeto inovador para a produção de biocombustível a partir de maconha (Cannabis sativa) apreendida. O estudo, intitulado “Projeto Cannabiocombustível”, conta com o apoio das Universidades Federais do Pará (UFPA) e de Santa Catarina (UFSC) e está sendo desenvolvido no Laboratório da Superintendência da PF no Pará.

Iniciado há cerca de dois anos, o projeto busca reciclar a droga apreendida por meio de um reator capaz de romper sua estrutura molecular, gerando um bio-óleo com potencial para se tornar combustível verde. Além disso, os pesquisadores avaliam possíveis propriedades medicinais da substância produzida.

O processo também gera biocarvão altamente poroso, que pode ser utilizado na despoluição de águas residuais ou como fertilizante, e um condensado aquoso conhecido como vinagre pirolítico, que pode servir como conservante de alimentos ou fungicida.

A iniciativa surge como uma alternativa sustentável para o destino de materiais apreendidos e pode contribuir para a economia na administração pública ao reduzir a necessidade de armazenamento dessas substâncias. Além disso, o projeto ganha relevância no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025.

Veja Mais