31 março 2025

Polícia Militar mantém operação Guardiões da Cidade, com impacto em bairros do 2º Distrito

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Militar do Acre (PMAC) segue atuando nas ruas de Rio Branco com a operação Guardiões da Cidade. Dando continuidade a segunda fase da ação, foram realizadas blitzes na tarde desta quarta-feira, 26, com procedimentos de fiscalização geral na entrada do Ramal do Herculano, via de acesso principal ao bairro Cidade do Povo, bem como de policiamento ostensivo na região, que impacta diretamente a segurança e a ordem pública nos bairros do Segundo Distrito da capital, como Taquari, Cidade do Povo, Rosalinda, Belo Jardim e Recanto dos Buritis.

O objetivo é fortalecer a segurança da população por meio de policiamento ostensivo, abordagens para fins de identificação de foragidos, fiscalização de estabelecimentos e reconhecimento de veículos com restrição de roubo e furto, bem como combate a crimes violentos.

Toda a atuação da Guardiões da Cidade é embasada na análise de índices criminais, permitindo a concentração dos esforços onde há maior necessidade. O foco está na prevenção e repressão de delitos, na redução de acidentes e na coibição de eventos irregulares que representem riscos à população.

Policiamento ostensivo prevê  fiscalização de estabelecimentos, buscando prevenir crimes violentos em ações de saturação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Segundo o capitão Edson Queiroz, nas regiões onde a operação já foi realizada, é efetuado o policiamento ordinário dos batalhões. Para essas ações, são disponibilizados reforços das equipes especializadas da Rondas Ostensivas Táticas Matropolitanas (Rotam), Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) e Choque, que compõem a estrutura do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), mais o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), garantindo cobertura mais ampla e eficiente na região.

Capitão Queiroz comanda etapa da operação, seguindo por outros pontos estratégicos. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“A partir de dados que mostram onde há maiores incidências criminais, definimos aonde serão levadas as operações. Índices já nos mostram que houve um aumento significativo na sensação de segurança da população, fator essencial para a tranquilidade e o bem-estar dos moradores”, relata Queiroz.

Por Secom

Veja Mais