29 março 2025

Presidente da Câmara de Manoel Urbano esclarece fala na sessão e nega pedido de exoneração de secretários

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Após a repercussão de sua fala na sessão da última terça-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Manoel Urbano, vereador Cleyton Nogueira (PP), enviou uma nota de esclarecimento ao portal YacoNews. O parlamentar nega que tenha solicitado a exoneração de qualquer secretário e critica a veiculação de informações que, segundo ele, não condizem com a realidade.

Na nota, Cleyton Nogueira reforça que, enquanto vereador, não tem a prerrogativa de exonerar secretários e que sua fala foi no sentido de reafirmar a importância do Legislativo dentro da estrutura de poder do município. Ele explica que, ao mencionar “a caneta do vereador”, referia-se ao fato de que a Câmara Municipal tem o papel de julgar as contas do Executivo, votar projetos de lei e convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos – o que já foi solicitado no caso envolvendo o servidor Antônio D’Ávila.

O presidente da Câmara também negou que tenha desafiado o prefeito Raimundo Toscano Velozo, como foi interpretado por alguns setores. Segundo ele, sua postura foi de firmeza diante das denúncias feitas pelo motorista Antônio D’Ávila e da necessidade de maior transparência na gestão pública.

A polêmica envolvendo a denúncia do servidor da Secretaria de Assistência Social segue movimentando os bastidores da política local, e a expectativa é que novas informações sejam divulgadas nos próximos dias, principalmente após a convocação da secretária da pasta e do prefeito para prestarem esclarecimentos no plenário da Câmara.

Nota de Esclarecimento

“Venho, por meio desta, esclarecer algumas informações que estão sendo divulgadas em determinados portais e que não condizem com a realidade. Em nenhum momento solicitei a exoneração de qualquer secretário, até porque essa não é uma atribuição do cargo de vereador.

Em minha fala, fiz referência à “caneta do vereador”, assim como o vereador Endreo mencionou em seu discurso, destacando que também fazemos parte de um dos poderes do município – o Legislativo. É nossa responsabilidade julgar as contas do Executivo, assim como analisar e votar os projetos de lei oriundos desse poder. Temos, ainda, a prerrogativa de convocar secretários municipais para prestar esclarecimentos, o que foi solicitado em razão de nossas funções institucionais.

Em momento algum desafiei o prefeito, como foi veiculado em algumas matérias. Apenas me posicionei de forma firme em relação à situação do servidor Antônio Dávila, que evidencia pontos que ainda precisamos avançar em nosso município.

Ressalto que qualquer fala retirada de contexto está sujeita a esclarecimentos, e os portais que optarem por divulgar informações de maneira sensacionalista devem agir com responsabilidade na apuração dos fatos.

Por fim, coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”

Presidente da Câmara Municipal, vereador Cleyton Nogueira

Veja Mais