29 março 2025

Reviravolta no caso: Justiça de Rondônia revoga prisão de jornalista preso no Acre por tráfico de drogas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma reviravolta marcou o caso do jornalista Francisco Willamis da Silva França, de 46 anos, preso na última terça-feira (25) em Rio Branco, Acre, em cumprimento a um mandado de prisão por tráfico de drogas expedido pela Justiça de Rondônia. Nesta quarta-feira (26), um Alvará de Soltura, emitido pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho (RO), determinou a revogação da prisão preventiva do jornalista.

Willamis França havia sido detido na Delegacia de Flagrantes (Defla) em Rio Branco no momento em que registrava um boletim de ocorrência contra sua ex-companheira. A inserção de seus dados no sistema policial revelou o mandado pendente, datado de 27 de abril de 2022 e referente a um processo de 2001.

No entanto, a decisão judicial assinada eletronicamente pela magistrada Andressa Coimbrao Martins nesta quarta-feira (26) determinou a imediata soltura de Willamis França, caso não haja outros motivos para sua prisão. A revogação da prisão preventiva foi condicionada ao cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão.

Entre as condições impostas pela Justiça de Rondônia estão o comparecimento do acusado em juízo sempre que determinado, a comunicação imediata de qualquer alteração de endereço e telefone, que deverá ser certificado por um oficial de justiça no ato da soltura. O descumprimento dessas medidas poderá levar à decretação de uma nova prisão preventiva.

A defesa do jornalista ainda não se manifestou sobre a decisão. A prisão de Willamis França, ocorrida de forma inesperada enquanto ele buscava registrar uma queixa, havia gerado repercussão na imprensa local. Agora, com a revogação da prisão, o caso ganha um novo capítulo, e o jornalista deverá responder ao processo em liberdade, cumprindo as condições estabelecidas pela Justiça de Rondônia.

Veja Mais