Após a veiculação da reportagem do YacoNews sobre as denúncias de alunos do curso de Enfermagem da Uniasselvi em Sena Madureira, a instituição de ensino enviou uma nota oficial em resposta às alegações dos estudantes.
Na nota, a Uniasselvi “reitera o compromisso com a qualidade de ensino, com o cumprimento das normas educacionais, com estruturas adequadas e acessíveis, assim como na formação comprometida”.
Em relação à questão dos professores, a universidade se baseia na “diretriz curricular nacional”, afirmando que “as disciplinas transversais podem ser ministradas por docentes com formação superior na área do curso correspondente, possibilitando um ciclo de aprendizagem multidisciplinar”.
A nota, no entanto, não aborda diretamente as queixas específicas dos alunos sobre a alegada falta de estrutura, a irregularidade na frequência de aulas semanais (a promessa de duas aulas que não se concretizou no terceiro semestre) e a dificuldade em encontrar tutores enfermeiros para disciplinas específicas da área.
A resposta da Uniasselvi foca no cumprimento das normas educacionais e na possibilidade de disciplinas transversais serem ministradas por profissionais com formação superior na área correspondente, o que justificaria a atuação da farmacêutica em algumas disciplinas do curso de Enfermagem.
Apesar da resposta da instituição, a insatisfação dos alunos, expressa anteriormente ao YacoNews, permanece. Eles aguardam que a Uniasselvi se manifeste de forma mais específica sobre os pontos levantados na denúncia, como a promessa de duas aulas semanais, a rotatividade de tutores e a dificuldade em ter aulas com profissionais enfermeiros nas disciplinas da área.
O YacoNews segue acompanhando o caso e permanece à disposição dos alunos e da instituição para quaisquer novos desdobramentos.
NOTA
“A UNIASSELVI reitera o compromisso com a qualidade de ensino, com o cumprimento das normas educacionais, com estruturas adequadas e acessíveis, assim como na formação comprometida. De acordo com a diretriz curricular nacional, as disciplinas transversais podem ser ministradas por docentes com formação superior na área do curso correspondente, possibilitando um ciclo de aprendizagem multidisciplinar.”
Assessoria de Imprensa