12 abril 2025

Acre realiza transporte aéreo de fígado para transplante em operação entre Sejusp e Sesacre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em mais uma ação de compromisso com a vida, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), realizaram neste domingo (6) o transporte aéreo de um fígado destinado a transplante. O órgão saiu de Porto Velho (RO), no Hospital de Base, com destino a Rio Branco (AC).

A missão contou com uma aeronave modelo Baron BE-58 PT-LZW, que decolou da capital acreana às 5h30 da manhã. O voo teve duração de aproximadamente 1h30 para ida e o mesmo tempo estimado para o retorno.

O secretário de Segurança Pública, José Américo, destacou a importância da cooperação entre as secretarias.

“A união das equipes da segurança e da saúde é essencial em ações como essa. O transporte de órgãos mostra o quanto estamos comprometidos em salvar vidas. É um trabalho conjunto que gera impacto real para as pessoas”, afirmou.

A bordo da aeronave, estavam os pilotos Felipe Oliveira e Michael Vilisson Sales, além da equipe médica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo, composta pelos médicos Aloysio Coelho, Rafael Felipe e Rita de Cássia. Eles acompanharam o órgão durante todo o trajeto.

Para o piloto Felipe Oliveira, a operação é um exemplo do comprometimento do Estado com a saúde da população.

“É gratificante saber que nosso trabalho ajuda diretamente a salvar vidas. Essa foi a segunda missão de transporte de órgão que realizamos com o avião em Rondônia. A cada voo como esse, reforçamos o papel do Estado em garantir acesso à saúde com agilidade e responsabilidade”, afirmou.

A ação mostra mais uma vez como o uso da tecnologia, aliado à integração entre diferentes setores do governo, pode fazer a diferença na vida de quem espera por um transplante.

Veja Mais