O Acre está entre os 21 estados brasileiros que registraram crescimento no volume de serviços em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Enquanto o avanço nacional foi de 0,8%, o estado apresentou uma alta de 4,1%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado representa uma recuperação do setor, que havia sofrido retração em janeiro.
Entre os segmentos que puxaram o crescimento no estado estão os de informação e comunicação, gestão de resíduos, atividades auxiliares dos serviços financeiros, atividades imobiliárias, além de serviços prestados às famílias, que avançaram 0,5% no país.
Setor também impulsiona contratações formais
O desempenho positivo também se reflete nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O setor de serviços foi o que mais contratou no Acre em fevereiro, com saldo de 396 novos postos de trabalho com carteira assinada. Em seguida, aparece o comércio, com 134 vagas preenchidas.
As contratações no mês beneficiaram principalmente mulheres (368) e pessoas com ensino médio completo (226). Jovens entre 18 e 24 anos formaram o grupo etário com maior saldo de admissões.
Cruzeiro do Sul liderou o ranking de municípios com melhor desempenho no mercado de trabalho, com 217 novas vagas. Na sequência estão Sena Madureira (115), Bujari (75), Rio Branco (37) e Epitaciolândia (32).
Expectativa é de novos avanços econômicos
A expectativa do governo estadual é de que os números positivos se mantenham nos próximos meses, impulsionados por grandes obras e o fortalecimento das relações comerciais com outros países interessados em produtos regionais.
“O governo do Estado tem um leque de ações que certamente vão impactar positivamente a economia, com geração de empregos, renda e mais oportunidades, especialmente no campo, com o agronegócio e a produção familiar”, afirmou o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita.
Para o governador Gladson Cameli, os dados refletem o esforço da gestão em descentralizar o desenvolvimento e garantir que os benefícios econômicos cheguem também ao interior.
“Quando vemos municípios fora da capital liderando a geração de empregos, percebemos que nossas ações estão alcançando todas as regiões. O setor de serviços tem um peso importante na economia acreana, e a parceria com o setor privado e a sociedade civil tem sido fundamental para esses avanços”, destacou o governador.







