O Ministério da Educação (MEC) deposita nesta segunda-feira (7) a primeira parcela do programa Pé-de-Meia para os estudantes nascidos em novembro e dezembro. O valor de R$ 200, referente ao incentivo matrícula, marca o fim do calendário escalonado de pagamentos iniciado no final de março.
O depósito é automático e feito diretamente em contas abertas pela Caixa Econômica Federal em nome dos beneficiários. Não é necessário ir até uma agência nem solicitar abertura de conta.
Como consultar?
Para saber se está incluído no programa, o estudante (ou seu responsável, caso seja menor de idade) pode acessar o aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. O login é feito com CPF e conta Gov.br, e o aplicativo mostra se o benefício foi aprovado ou rejeitado, além de informar os motivos caso o aluno tenha sido considerado inelegível.
O cronograma completo de pagamentos de 2025 está previsto na Portaria MEC nº 143/2025 e segue conforme o mês de nascimento do aluno. Mais informações podem ser acessadas também pelo aplicativo Caixa Tem.