O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma linha de crédito de R$ 20 milhões para a Scitech Produtos Médicos S.A., principal fornecedora de stents farmacológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Sediada em Aparecida de Goiânia (GO), a empresa fornecerá ao SUS dispositivos essenciais para intervenções cardiovasculares, como stents farmacológicos coronários, cateteres, fios guia dirigíveis para angioplastia e balões periféricos.
Os stents são pequenos dispositivos em forma de tubo inseridos em artérias para prevenir obstruções do fluxo sanguíneo, sendo fundamentais no tratamento de doenças cardiovasculares – uma das principais causas de mortalidade no mundo.
O financiamento faz parte do programa Fornecedores SUS, uma linha de crédito destinada a empresas que atendem à demanda do sistema público de saúde. O objetivo é fortalecer a indústria nacional e garantir o abastecimento do SUS com equipamentos e insumos médicos produzidos no Brasil.
Desde 2024, o BNDES já aprovou R$ 117 milhões dentro dessa modalidade de crédito. O financiamento ocorre em liberação única, baseada no histórico de fornecimento da empresa ao SUS, em licitações vencidas e contratos firmados.
A Scitech se compromete a fornecer ao SUS um volume de equipamentos e materiais equivalente ao valor do crédito recebido, em um período de dois anos.
Segundo o CFO da empresa, Mayko Melo, a linha de crédito permitirá que a Scitech se consolide como principal fornecedora de stents farmacológicos para o SUS.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, destaca que o financiamento está alinhado à estratégia do programa Nova Indústria Brasil, lançado em 2024.
“A iniciativa contribui para que o país amplie a produção nacional de medicamentos, vacinas, equipamentos médicos e insumos de 42% para 70% das necessidades do mercado interno”, explica.
Sobre a Scitech
Com mais de 20 anos de atuação, a Scitech é especializada em dispositivos médicos minimamente invasivos e faz parte do grupo Capital Med Participações S.A..
A empresa emprega mais de 280 funcionários e tem presença em seis países – Brasil, Chile, Espanha, Itália, Singapura e EUA – além de distribuir seus produtos em mais de 45 países.