
O Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento e atingiu 10,22 metros de profundidade na manhã deste sábado (5), segundo a Defesa Civil Municipal. O volume representa um aumento de 14 centímetros em apenas 24 horas e já impacta cerca de 1.200 famílias no município de Tarauacá, no interior do Acre.
A situação levou a prefeitura a intensificar o atendimento às famílias atingidas. Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Rodrigo Damasceno destacou os esforços das equipes:
“Estamos distribuindo comida para a nossa população e temos várias equipes espalhadas para atender, entregar água, alimentos e oferecer solidariedade.”
Quatro bairros foram afetados pela cheia, e duas famílias – totalizando 20 pessoas – precisaram ser retiradas de suas casas. Elas foram acolhidas na Escola Maria Aucilene Calixto Alves, que foi adaptada para funcionar como abrigo emergencial.
A Defesa Civil alerta que o nível do rio já ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros, e segue acima da cota de alerta (8,50 metros). A subida repentina do rio foi provocada pelas chuvas intensas registradas na região nos últimos dias. Nas últimas 24 horas, choveu 7 milímetros no município.