4 maio 2025

Conselho de Meio Ambiente aprova verba para educação ambiental e renova membros das câmaras técnicas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Evander Freitas/IMC.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente e Floresta do Acre (Cemaf) realizou, nesta segunda-feira (28), sua segunda reunião extraordinária do ano, com parte dos conselheiros reunidos presencialmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em Rio Branco, e outros participando por videoconferência. Doze membros estiveram presentes, sendo cinco no local e sete online.

Na pauta, o primeiro destaque foi a aprovação unânime do uso de R$ 31 mil do Fundo Estadual de Meio Ambiente e Florestas (Femaf) para ações de educação ambiental. Os recursos serão aplicados durante a Semana do Meio Ambiente, na Expoacre e na Expoacre Juruá de 2025.

Foto: Evander Freitas/IMC.

Outro ponto importante da reunião foi a reformulação das câmaras técnicas do conselho. Após votação, foram retiradas as participações da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Em contrapartida, novas instituições foram incluídas nas cinco câmaras temáticas.

A secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Souza, que conduziu a reunião, destacou que a atualização dos membros vai fortalecer os debates e melhorar a qualidade técnica das decisões do Conselho. “Com as novas composições, teremos discussões mais produtivas, que vão dar suporte às decisões do plenário”, afirmou.

Foto: Evander Freitas/IMC.

Confira como ficaram as novas formações:

  • Câmara Técnica de Meio Ambiente: Fundação de Tecnologia do Estado (Funtac), Associação de Municípios do Acre (Amac) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);

  • Câmara Técnica de Recursos Hídricos: Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre);

  • Câmara de Indústria, Serviços e Produtos Florestais: Funtac, Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre);

  • Câmara de Gestão de Unidades de Conservação: IMC e S.O.S Amazônia;

  • Câmara Técnica de Manejo Comunitário e Empresarial de Recursos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros: Secretaria de Agricultura (Seagri) e Funtac.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais