24 abril 2025

Crescem os acidentes de trânsito em Sena Madureira; Ministério Público já havia cobrado instalação de semáforos em pontos críticos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os acidentes de trânsito continuam sendo um problema recorrente em Sena Madureira. Cruzamentos movimentados têm se tornado palco frequente de colisões, feridos e até mesmo risco de morte. E o mais preocupante: essa situação já havia sido alertada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que desde 2024 cobra ações concretas para garantir segurança viária na cidade.

Em despacho emitido no dia 11 de outubro de 2024, o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, titular da Promotoria Cível de Sena Madureira, recomendou providências formais ao DETRAN/AC e à Prefeitura do município, requisitando a instalação urgente de semáforos, faixas elevadas e lombadas nos principais pontos de acidentes. O MP também solicitou a criação de um setor municipal de fiscalização de trânsito e campanhas educativas de conscientização.

Mesmo com o alerta do MP, os acidentes seguiram acontecendo. Em um único dia, dois sinistros foram registrados em horários diferentes na esquina da Rua Maranhão com Rua Siqueira Campos, no bairro Cafezal — um dos cruzamentos citados como críticos no documento do Ministério Público. Outro ponto citado foi a esquina do Hospital João Câncio, onde recentemente um grave acidente mobilizou o SAMU após colisão entre carro e motocicleta.

A reportagem entrou em contato com o promotor Júlio César de Medeiros, que reforçou que novas providências serão adotadas, incluindo, se necessário, a interposição de Ação Civil Pública para garantir que a sinalização adequada seja implementada no município.

Semáforos já instalados

Sena Madureira já possui quatro semáforos instalados graças a uma solicitação feita pelo então deputado federal Gerlen Diniz, atendida pelo DETRAN/AC. Apesar disso, os equipamentos são insuficientes diante do crescimento urbano e da intensidade do tráfego em diversos cruzamentos da cidade, muitos deles próximos a escolas, unidades de saúde e áreas comerciais.

Ações recentes começam a mudar o cenário

Já neste ano de 2025, durante a gestão do novo prefeito Gerlen Diniz, em parceria com o DETRAN, a cidade começou a receber novas intervenções no trânsito. Placas de sinalização foram instaladas e várias ruas foram devidamente sinalizadas horizontal e verticalmente, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e evitar novos acidentes.

A iniciativa tem sido bem recebida pelos moradores, mas ainda é considerada insuficiente diante da demanda crescente. O próprio Ministério Público identificou cinco cruzamentos prioritários para a instalação de semáforos:

  1. Rua Quintino Bocaiúva com Monsenhor Távora (próximo ao Hospital João Câncio);

  2. Rua Augusto Vasconcelos com Cunha Vasconcelos (próximo à Escola Siqueira de Menezes);

  3. Esquina do Posto Yaco (Rua Padre Egídio com Monsenhor Távora);

  4. Rua Maranhão com Rua Siqueira Campos (Cafezal);

  5. Avenida Avelino Chaves com Rua Siqueira Campos (próximo à Conveniência do Menandro e Restaurante Maia).

O promotor também destacou que a necessidade de fiscalização municipal e a deficiência na pavimentação e iluminação pública contribuem para o aumento dos acidentes. “O Ministério Público vem cobrando essas providências há bastante tempo. Agora, diante da ausência de ação concreta em alguns pontos, novas medidas judiciais poderão ser adotadas”, reforçou.

Enquanto isso, os moradores de Sena Madureira seguem na esperança de que os avanços não parem e que o trânsito deixe de ser uma ameaça para virar sinônimo de segurança e respeito à vida.

Veja Mais