28 abril 2025

Elon Musk chama assessor de Trump de “imbecil” e reacende rixa sobre tarifas de importação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Reprodução X

O bilionário Elon Musk voltou a protagonizar uma polêmica nesta terça-feira (8), ao chamar publicamente o economista Peter Navarro, ex-assessor comercial da Casa Branca e aliado do ex-presidente Donald Trump, de “imbecil”. A crítica foi feita em um comentário na plataforma X, antiga Twitter, após Navarro questionar os interesses comerciais de Musk nas recentes críticas às tarifas de importação dos Estados Unidos.

No vídeo compartilhado, Navarro rebateu as alegações de Musk contra o novo pacote de tarifas recíprocas imposto na semana passada e sugeriu que o empresário estaria motivado por seus próprios negócios. “Todos entendemos que Elon é um fabricante de carros. Mas ele não é. Ele é um montador. Boa parte dos motores elétricos, por exemplo, vêm do Japão e da China. A eletrônica vem de Taiwan”, disse Navarro em entrevista à CNBC, defendendo que os componentes automotivos sejam fabricados em solo americano, como pneus em Akron e motores em Flint e Saginaw.

A resposta de Musk veio em tom ácido: “Navarro é realmente um imbecil. O que disse é falso e fácil de provar. Deveria perguntar ao falso especialista que inventou, Ron Vara”, escreveu o dono da Tesla, SpaceX e da própria plataforma X, fazendo referência a um episódio controverso no qual Navarro teria citado em seus livros um especialista fictício – Ron Vara – cujo nome é um anagrama de seu próprio sobrenome.

O post de Elon Musk criticando Peter Navarro — Foto: X / Reprodução

O post de Elon Musk criticando Peter Navarro — Foto: X / Reprodução

Musk também contestou as afirmações do economista, dizendo que a Tesla é a fabricante com mais componentes produzidos nos Estados Unidos, superando outras montadoras em conteúdo nacional.

A troca de farpas é mais um capítulo na crescente tensão entre Musk e Navarro, que é apontado como um dos idealizadores do plano tarifário da era Trump. Segundo o The Washington Post, Musk tem feito pressão direta sobre o ex-presidente para que reveja a política, que considera prejudicial aos negócios da Tesla.

Recentemente, Musk também criticou a formação acadêmica de Navarro, afirmando que “ter um PhD em Economia por Harvard é uma coisa ruim, não uma coisa boa”, em tom de provocação.

Embora Trump tenha, até agora, se mantido do lado de Musk, ele sinalizou que o magnata talvez precise, em breve, voltar o foco para a Tesla, diante da queda nas vendas e no valor das ações da empresa.

Veja Mais