
A Prefeitura de Feijó, no interior do Acre, decretou nesta terça-feira, 8 de abril, situação de emergência no município devido à elevação do nível do Rio Envira, que ultrapassou a cota de transbordamento e provocou alagamentos em diversos bairros da cidade. O Decreto Municipal nº 153, datado do dia 6, foi publicado no Diário Oficial do Estado e entra em vigor a partir da data de publicação.
O documento leva em consideração a rápida elevação do nível do rio, que no último sábado (5) alcançou 12,75 metros – quase um metro acima da cota de transbordo, que é de 12 metros. No domingo (6), o manancial subiu ainda mais e atingiu 13,06 metros. Já nesta terça-feira (8), às 6h, o nível do rio estava em 11,42 metros, ainda próximo da cota de risco.
A prefeitura destaca que a previsão meteorológica aponta para um alto volume de chuvas nos próximos dias, o que pode manter ou agravar o cenário de alagamentos em áreas vulneráveis do município.
O decreto autoriza, ainda, a mobilização de voluntários e a realização de campanhas para arrecadação de recursos que auxiliem nas ações de assistência às famílias atingidas.
“Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à presente situação emergencial e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela enchente”, destaca o artigo 4º do documento assinado pelo prefeito Railson Ferreira.
A situação de anormalidade se aplica às áreas atingidas diretamente pela enchente, conforme relatório técnico que será elaborado pela Defesa Civil de Feijó.