A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) está reforçando as ações de combate à criminalidade no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. As operações, que têm caráter preventivo e repressivo, fazem parte da execução da Ronda Nacional de Operações Especiais (Renoe), programa articulado entre o governo federal, via Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os estados, com foco na redução da violência em áreas consideradas de alto risco.
No último fim de semana, o secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, acompanhou pessoalmente as operações, incluindo um sobrevoo pela região do Segundo Distrito. “Estamos mobilizando todos os nossos recursos e instituições parceiras para garantir mais segurança à população da Cidade do Povo e arredores. A presença integrada das forças policiais é fundamental para enfraquecer o crime organizado”, afirmou.
A operação Renoe no Acre ocorre entre 14 de abril e 13 de maio, contando diariamente com 40 policiais militares em patrulhamento ostensivo e ações de saturação em locais estratégicos, definidos a partir de informações de inteligência. O comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Felipe Russo, também destacou o apoio da Sejusp e o empenho das equipes. “Nossos policiais estão atuando de forma incansável, focados em proteger a população e obter resultados concretos”, disse.
A força-tarefa envolve efetivos dos Batalhões de área, do Policiamento Comunitário, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Também participam a Polícia Penal, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).