Nesta segunda-feira (28/4/2025), a chegada de uma frente fria de origem polar provoca tempo instável no Acre, com previsão de chuvas a qualquer hora, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais. A condição climática também afeta Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, sul e oeste do Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e o sul da região de selva no Peru.
No Centro-Oeste, áreas de Goiás, Distrito Federal e grande parte do Mato Grosso também devem registrar chuvas pontuais, com risco de precipitações intensas. Já nas demais áreas do Amazonas, o dia será quente e abafado, com chuvas isoladas e possíveis tempestades.
Leste e sul do estado (Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira):
O dia começa quente, mas a aproximação da frente fria torna o tempo instável ao longo da tarde e da noite. São esperadas chuvas frequentes, com alta probabilidade de serem intensas e acompanhadas de temporais. A umidade relativa do ar mínima varia entre 55% e 65% à tarde, chegando a 90% a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos a calmos, com rajadas moderadas, vindos do sudeste e com variações de sul e leste.
Centro e oeste do estado (Cruzeiro do Sul e Tarauacá):
A previsão é de tempo quente, com sol, nuvens e chuvas passageiras em pontos isolados. Em algumas áreas, as chuvas podem ser fortes. A umidade relativa do ar mínima fica entre 50% e 60% à tarde e a máxima, entre 90% e 100% ao amanhecer. Ventos sopram de forma fraca a calma, predominando do sudeste e com variações de sul e leste.
Temperaturas previstas para algumas cidades:
-
Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C, máximas entre 28°C e 30°C;
-
Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 28°C a 30°C;
-
Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas de 21°C a 23°C e máximas de 28°C a 30°C;
-
Sena Madureira e Manoel Urbano: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C;
-
Tarauacá e Feijó: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C;
-
Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C;
-
Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.