Na noite desta quarta-feira (2), policiais militares da Companhia do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), prenderam quatro homens e apreenderam um adolescente acusados de planejar um ataque contra um rival no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no segundo distrito de Rio Branco.
A equipe policial realizava patrulhamento reforçado na região devido à escalada da violência no bairro. Durante a operação, os militares avistaram um veículo HB20 branco em atitude suspeita, tentando entrar em um ramal. Ao perceberem a movimentação, os agentes iniciaram o acompanhamento e conseguiram abordar o carro, que transportava cinco ocupantes.
Na abordagem, foram identificados Gênesis Felipe dos Santos Rodrigues, 27 anos; Victor Alekine Araújo de Oliveira, 18 anos; Giovani Monteiro Araújo da Costa, 20 anos; Danilo Souza dos Santos, 34 anos; além de um adolescente de 17 anos. Durante a revista no veículo, os policiais encontraram um revólver calibre .38 com cinco munições intactas.
De acordo com as investigações, os suspeitos fazem parte de uma facção criminosa e planejavam executar um ataque na quadra 19 do bairro para matar um integrante de um grupo rival.
O adolescente apreendido já possui um extenso histórico criminal. Em janeiro de 2024, ele foi flagrado portando uma pistola 9mm com oito munições e uma espingarda gauge .12. Recentemente, há duas semanas, foi novamente apreendido com drogas por uma equipe da ROTAM.
Diante das provas, os quatro adultos receberam voz de prisão e o menor foi apreendido. Todos foram conduzidos à Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), onde as providências cabíveis serão tomadas.