5 maio 2025

Governador sanciona aumento no valor mínimo para execução de emendas parlamentares no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: Secom.

O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou nesta quinta-feira (24) a Lei nº 4.593/2025, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o exercício financeiro de 2025. A mudança amplia o percentual mínimo obrigatório para a execução das emendas parlamentares individuais ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Com a nova regra, as chamadas emendas impositivas passam a ter execução garantida em valor correspondente a, no mínimo, 6,80% da Receita Tributária Líquida do exercício anterior. Esse cálculo já considera os descontos das transferências constitucionais aos municípios e os gastos obrigatórios com educação e saúde.

A alteração representa um reforço no montante de recursos que os deputados estaduais poderão destinar diretamente a projetos e ações de interesse público. Pela nova legislação, pelo menos 50% do valor das emendas deverá ser direcionado a áreas prioritárias, como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social, infraestrutura e segurança pública. A outra metade poderá ser aplicada em qualquer outra área do orçamento estadual, desde que respeitado o novo piso mínimo de R$ 4 milhões por parlamentar.

A lei também assegura a execução do valor mínimo por meio da abertura de créditos adicionais, caso haja superávit financeiro originado de recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) ao Tesouro Estadual.

Informações via Ac24Horas.

Veja Mais