
O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29) publica um chamamento público voltado à seleção e premiação de 42 projetos culturais no Acre. A iniciativa, promovida pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) com apoio do governo estadual, visa fortalecer Pontos e Pontões de Cultura no estado, alinhada à Política Nacional de Cultura Viva.
Com investimento total de R$ 1,47 milhão, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), o edital representa uma oportunidade para entidades e coletivos — formais ou informais — ampliarem seu alcance cultural em comunidades locais. A ação também promove inclusão e diversidade, com a implementação de cotas voltadas a grupos historicamente marginalizados.
“O Acre nunca recebeu tantos recursos para o setor cultural como agora. O governo federal e o estadual, por meio da FEM, têm trabalhado para que esses recursos cheguem de fato aos Pontos e Pontões de Cultura. Agradecemos ao governador Gladson Cameli por essa oportunidade de fortalecer a cultura no nosso estado”, afirmou Minoru Kinpara, presidente da FEM.
Quem pode participar
De acordo com a Lei Nacional Cultura Viva, podem concorrer:
-
Pontos de Cultura: grupos, coletivos ou entidades culturais sem fins lucrativos que desenvolvam ações em suas comunidades;
-
Pontões de Cultura: entidades jurídicas que atuem em parceria com redes culturais, promovendo formação, articulação, intercâmbio e ações conjuntas.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 29 de abril e 30 de maio de 2025, exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível no site da FEM:
🔗 www.femcultura.ac.gov.br