
Faleceu nesta segunda-feira (8), em Rio Branco, dona Neide Júlio de Lima, sogra da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A idosa tinha 90 anos e estava hospitalizada na capital acreana, onde veio a óbito por causas naturais.
Segundo informações da família, Marina Silva chegou a Rio Branco na noite de domingo (7) para acompanhar os últimos momentos da sogra e participar das cerimônias de despedida. O velório ocorre na Capela São João Batista, no bairro Bosque. O sepultamento está previsto para esta terça-feira (8).
Em suas redes sociais, Marina publicou uma homenagem comovente à sogra. “Não tenho palavras para descrever as qualidades e atitudes que encontrei em minha querida sogra, Dona Neide Julio de Lima, desde os muitos anos de nossa convivência até este momento triste, porém sereno, de sua partida.”
Ela também destacou a importância de dona Neide para a família: “Sou grata por tudo que me ofertou: Fábio, seu filho amado, nossas filhas, filho e neto querido. Em cada um e cada uma, estão presentes e terão continuidade os valores que ensinou a cultivar.”
A ministra relembrou ainda o simbolismo do falecimento entre os aniversários dos bisnetos de dona Neide: “Dona Neide se despediu entre duas datas de aniversário das sementes que lançou, no maravilhoso chão de onde brota a sucessividade da vida.”
Marina finalizou dizendo: “Deus nos conceda o conforto de nossas melhores lembranças de nossa adorável vovó Neide.”
Dona Neide era mãe de Fábio Vaz de Lima, esposo da ministra, e era conhecida pela dedicação à família e à comunidade local. Apesar de não atuar politicamente, era uma figura respeitada entre os amigos e familiares por sua fé, firmeza e ternura.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou nota oficial prestando condolências e destacando o momento de luto vivido por sua titular, que cancelou compromissos oficiais para permanecer ao lado da família no Acre.