13 abril 2025

Opera Acre realiza mais de 50 cirurgias eletivas em diferentes municípios no fim de semana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o objetivo de descentralizar e agilizar o acesso à saúde pública, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou nos dias 5 e 6 de abril mais uma edição do programa Opera Acre, com a realização de 56 cirurgias eletivas em diferentes municípios do estado.

Os procedimentos foram distribuídos da seguinte forma:

  • Cruzeiro do Sul: 6 cirurgias no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá

  • Rio Branco: 15 cirurgias (10 ginecológicas e 5 vasculares) na Fundação Hospitalar

  • Senador Guiomard: 10 cirurgias no Hospital Ary Rodrigues

  • Brasileia: 25 cirurgias no Hospital Regional do Alto Acre

Uma das pacientes beneficiadas foi Adinane da Silva, de 43 anos, moradora de Porto Acre, que aguardava por uma cirurgia ginecológica. “Muitas mulheres sofrem desse mesmo mal, e esse programa vai devolver a dignidade delas. Estou muito feliz que chegou a minha vez”, disse antes do procedimento.

O Opera Acre tem sido uma das principais estratégias de regionalização da saúde no estado, permitindo que pacientes sejam atendidos em seus próprios municípios, reduzindo filas e evitando longos deslocamentos até a capital.

“O Opera Acre é prova do nosso compromisso em oferecer saúde com dignidade, perto de casa e com agilidade. Nossa meta é ampliar ainda mais o acesso e continuar entre os estados que mais avançam na redução de filas”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Números em alta

De acordo com o Ministério da Saúde, o Acre registrou um crescimento de 60% no número de cirurgias eletivas entre 2022 e 2024 — passando de 38,2 mil para 61,3 mil. Em 2024, o estado atingiu o recorde de 14,8 mil procedimentos. Já em 2025, até o início de abril, foram contabilizadas 1.567 cirurgias, com expectativa de crescimento ao longo do ano.

Esse avanço também tem sido impulsionado pelo Programa Nacional de Redução das Filas (PNRF), que ampliou o acesso a procedimentos prioritários em todo o país. No Acre, o número de cirurgias por meio do PNRF cresceu 27,6% entre 2023 e 2024.

 

Veja Mais