
A Polícia Civil do Acre (PCAC) deflagrou nesta segunda-feira, 28, uma operação de combate ao crime organizado que resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de uma arma de fogo, uma escopeta. A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com apoio da Delegacia-Geral de Plácido de Castro.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva. A ofensiva integra as atividades da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renocrim), projeto do Ministério da Justiça que promove a atuação conjunta e especializada das polícias civis em todo o país.
De acordo com as investigações, alguns dos presos têm ligação com quadrilhas especializadas em roubo de veículos na região de fronteira. Um dos detidos também é suspeito de envolvimento na execução de um preso em Puerto Evo, no Departamento de Pando, Bolívia, em junho de 2016, o que evidencia o grau de periculosidade dos capturados.


O delegado Pedro Paulo Buzolin, coordenador da Divisão Especializada em Investigação Criminal (DEIC/AC), ressaltou a relevância da operação no enfrentamento ao crime organizado.
“Essas prisões representam um avanço significativo na luta contra as organizações criminosas que atuam na nossa região. A operação foi planejada de forma integrada para sufocar o crime organizado e mostrar que a Polícia Civil está atenta e preparada para agir com firmeza”, afirmou Buzolin.