21 maio 2025

Operação em Feijó prende quatro suspeitos por envolvimento com facção criminosa e mortes por “disciplina”

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Após investigações, Polícia Civil prende suspeitos de integrar organização criminosa e praticar tortura e tráfico de drogas em Feijó. Fotos: cedidas.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), uma operação em Feijó que resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa. Entre os crimes investigados estão tráfico de drogas, homicídio, tortura e a prática conhecida como “disciplina”, usada por facções para punir, de forma ilegal e violenta, pessoas acusadas de cometer delitos.

A ação foi coordenada pela Delegacia-Geral de Feijó, após semanas de investigações que levaram à expedição de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão pela Vara Criminal do município. Três pessoas foram presas em cumprimento aos mandados judiciais e uma quarta foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Com ela, os agentes apreenderam uma quantidade significativa de entorpecentes e material utilizado para embalo.

As investigações revelaram dois crimes recentes atribuídos ao grupo: o espancamento de um homem acusado de furto, que acabou morrendo dias depois, e o desaparecimento de outro indivíduo, posteriormente encontrado morto no Rio Envira. Em ambos os casos, as vítimas teriam sido executadas sob ordens da facção, como forma de “punição”.

Segundo o delegado Diones dos Anjos, responsável pelo caso, a operação é uma resposta direta às ações das facções que tentam assumir o papel do Estado na aplicação de penas.

“Essas chamadas ‘disciplinas’ são uma violação grave dos direitos humanos e representam uma apropriação indevida do direito exclusivo do Estado de punir. Em Feijó, essa prática já resultou em pelo menos duas mortes e será combatida com firmeza”, afirmou.

Os quatro detidos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia. A Polícia Civil reforça que seguirá firme no enfrentamento às facções criminosas e na defesa da ordem pública em Feijó e em todo o Acre.

 

Veja Mais