5 maio 2025

Operação Nindaid Isquim combate garimpo ilegal em território de povos indígenas isolados

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal, o IBAMA e a FUNAI estão conduzindo a Operação Nindaid Isquim entre os dias 24 de abril e 1º de maio, no Rio Jandiatuba, no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas. A operação visa combater o garimpo ilegal, que ameaça não apenas as comunidades indígenas isoladas, mas também os ecossistemas únicos da Amazônia.

Nos primeiros dias da operação, 16 dragas e outros maquinários utilizados no garimpo ilegal foram inutilizados. Além disso, a Polícia Federal está coletando informações de inteligência para identificar os responsáveis por essas atividades ilegais e suas conexões com organizações criminosas.

O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com uma área de cerca de 8,5 milhões de hectares. É também o lar da maior população de indígenas isolados do mundo. Na região, há atualmente nove grupos indígenas isolados confirmados e outros cinco em estudo. A área também abriga cerca de 7.000 indígenas de várias etnias, como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa. O avanço do garimpo ilegal nesse território coloca essas comunidades em risco de contaminação por mercúrio e ameaça suas culturas e modos de vida.

Veja mais:

Veja Mais