O Ministério da Educação (MEC) realiza, nesta sexta-feira (4), o pagamento do programa Pé-de-Meia para estudantes nascidos em setembro e outubro. O valor depositado é de R$ 200, referente ao incentivo-matrícula, primeira parcela do ano na edição de 2025.
Os pagamentos seguem um cronograma escalonado conforme o mês de nascimento dos beneficiários e continuarão até a próxima segunda-feira (7). O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro voltado para estudantes de baixa renda da rede pública, com o objetivo de estimular a permanência na escola e a conclusão do ensino médio.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 3,9 milhões de parcelas serão disponibilizadas neste mês, incluindo 1,3 milhão de novos estudantes que ingressaram no primeiro ano do ensino médio em 2025.
Além dos novos pagamentos, também serão depositadas parcelas remanescentes de 2024, referentes aos incentivos de conclusão, participação no Enem e frequência escolar, para aqueles que tinham pendências.
Os R$ 200 do incentivo-matrícula podem ser sacados imediatamente, sem a necessidade de esperar a formatura no ensino médio. O valor será depositado diretamente na conta aberta pelo banco público em nome do beneficiário, sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária para a abertura da conta.
Os estudantes podem acompanhar os depósitos pelo aplicativo Caixa Tem.