
Na última quinta-feira (10), a Polícia Federal apreendeu R$ 863 mil em dinheiro vivo, armazenados em caixas de papelão, durante cumprimento de mandados da Operação Cópia e Cola. A apreensão foi realizada em um endereço localizado na capital paulista, vinculado a Josivaldo Souza — que se apresenta como bispo de uma igreja — e à empresária Simone Rodrigues Frate de Souza, cunhada do prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).
Simone é irmã de Sirlange Frate Manganhato, primeira-dama de Sorocaba. Ambos os alvos são investigados por suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde.
A Operação Cópia e Cola foi deflagrada pela PF em 12 cidades dos estados de São Paulo e da Bahia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes com recursos públicos da área da saúde. A ação contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/2/b/sYSyA5QWW2pgBc5M8VfQ/whatsapp-image-2025-04-10-at-10.49.01.jpeg)
Segundo a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e fraude em processos licitatórios. As investigações seguem em andamento.