2 maio 2025

PF apreende R$ 863 mil em dinheiro vivo com líderes religiosos ligados ao prefeito de Sorocaba

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Dinheiro foi apreendido em São Paulo durante a operação Copia e Cola, que apura supostos desvios de verbas da saúde Sorocaba (SP) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Na última quinta-feira (10), a Polícia Federal apreendeu R$ 863 mil em dinheiro vivo, armazenados em caixas de papelão, durante cumprimento de mandados da Operação Cópia e Cola. A apreensão foi realizada em um endereço localizado na capital paulista, vinculado a Josivaldo Souza — que se apresenta como bispo de uma igreja — e à empresária Simone Rodrigues Frate de Souza, cunhada do prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos).

Simone é irmã de Sirlange Frate Manganhato, primeira-dama de Sorocaba. Ambos os alvos são investigados por suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas públicas destinadas à saúde.

A Operação Cópia e Cola foi deflagrada pela PF em 12 cidades dos estados de São Paulo e da Bahia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes com recursos públicos da área da saúde. A ação contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF).

Policiais federais deixaram o Paço Municipal de Sorocaba (SP) por volta das 10h40 desta quinta-feira (10), levando documentos apreendidos — Foto: Letícia Paris/TV TEM
Policiais federais deixaram o Paço Municipal de Sorocaba (SP) por volta das 10h40 desta quinta-feira (10), levando documentos apreendidos — Foto: Letícia Paris/TV TEM

Segundo a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e fraude em processos licitatórios. As investigações seguem em andamento.

Veja Mais