A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (1/4), a Operação Embarque Fantasma para investigar um suposto desvio de recursos públicos no Município de Guajará, no Amazonas. O esquema teria ocorrido por meio do pagamento de passagens aéreas nunca emitidas.
Entre 2017 e 2021, os gastos de Guajará com viagens aéreas superaram os da capital Manaus, apesar de a cidade ter uma população significativamente menor. Durante as investigações, constatou-se que uma única empresa venceu todos os processos licitatórios realizados pelo município para fornecimento de passagens aéreas, possivelmente em conluio com outras participantes.
A análise dos contratos revelou diversas irregularidades, incluindo notas fiscais genéricas sem a comprovação de serviços prestados, ausência de bilhetes aéreos utilizados e justificativas técnicas inconsistentes para aditivos contratuais.
A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de um veículo, nas cidades de Cruzeiro do Sul/AC e Guajará/AM. Foram alvos as empresas investigadas, seus responsáveis e servidores públicos possivelmente envolvidos no esquema.
Os suspeitos poderão responder por peculato, corrupção ativa e passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.