A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (9) a Operação Renitência, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GFRON), da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A operação ocorre nos estados do Acre e Santa Catarina, onde estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva. As ações estão concentradas nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco (no Acre), além de Palhoça e São José (em Santa Catarina). Cerca de 80 agentes das forças federais e estaduais participam da ofensiva.
As investigações tiveram início em dezembro de 2023, após uma prisão em flagrante, e revelaram a existência de uma organização criminosa estruturada, com atuação interestadual. Segundo a PF, o grupo importava cocaína do Peru e da Bolívia, que era posteriormente distribuída para outros estados brasileiros, principalmente Santa Catarina.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, entre outros que possam ser identificados no decorrer das investigações.
A Operação Renitência representa mais um passo no combate ao crime organizado na região de fronteira e na repressão ao tráfico internacional de entorpecentes.