A ação dos policiais militares da Força Tática do 2° Batalhão, ocorreu na noite de domingo (20), na rua Próspero Liberdade, na Q.2F do Conjunto Habitacional Cidade do Povo, no segundo distrito de Rio Branco.
Os moradores de bem que vivem na localidade, vivem temerosos pelos constantes conflitos envolvendo facções criminosas, que disputam na bala o controle absoluto pela venda e comercialização de drogas no bairro.
Com o objetivo de prevenir e coibir a prática delituosa das organizações criminosas, o comando geral do segundo batalhão, através do Tenente Coronel Felipe Russo, determinou que suas guarnições realizem patrulhamentos diários no bairro Cidade do Povo.
A guarnição da Força Tática do 2° BPM, passava pela rua Próspero Liberdade, quando visualizou um homem em frente de uma residência abandonada, ao perceber a presença policial, o suspeito arremessou um objeto aparentando ser uma arma de fogo. Os militares pediram apoio de outra guarnição e, realizaram um cerco no imóvel abandonado. Após uma varredura na casa, os operadores da segurança pública encontraram um homem identificado como, Francisco Costa da Silva Júnior, de 35 anos, escondido. Ao ser abordado, o próprio suspeito disse aos policiais que era foragido da justiça por ter rompido a tornozeleira eletrônica. A guarnição realizou uma pesquisa via sistema judiciário, e confirmou a informação dada pelo próprio detido.
Dando continuidade na ação de busca no local, a polícia encontrou maconha, cocaína, e vários itens para fabricar explosivos como, sacos de pregos, detonadores, garrafa com solução de bateria, fogos de artifícios, além de encontrarem uma arma de fogo tipo escopeta .36 com 1 munição intacta no cano, pronta para ser usada e cinco cartuchos intactos no local.
Diante das evidências de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e por ser foragido do sistema prisional, Francisco Costa recebeu voz de prisão, sendo conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), juntamente com a arma, as munições, as drogas e todo material para confecção de bombas e granadas apreendidos, para que sejam tomadas as devidas providências cabíveis.