Autoridades da Polícia Civil do Acre (PCAC) e da Polícia do Departamento de Pando, na Bolívia, se reuniram na última terça-feira (8), na cidade de Cobija, para alinhar novas ações integradas de combate aos crimes transfronteiriços. O encontro reforçou o compromisso entre os dois países na luta contra o tráfico de drogas, armas, contrabando e outros delitos que ocorrem na região de fronteira.
Representando a PCAC estiveram presentes o delegado-geral adjunto Cleylton Videira, os diretores Nilton Boscaro e Roberth Alencar, além do delegado de Plácido de Castro, Leandro Lucas.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias conjuntas de atuação, definição de ações operacionais e estabelecimento de fluxos de comunicação para agilizar a cooperação entre as polícias. A proposta é ampliar a integração entre os órgãos de segurança para combater de forma mais eficaz as atividades criminosas na faixa de fronteira.
“A integração com a Polícia de Pando é essencial para o enfrentamento eficaz aos crimes que atravessam nossas fronteiras. Esse alinhamento operacional é um passo importante para garantirmos mais segurança à população acreana e boliviana”, destacou o delegado Cleylton Videira.
A parceria visa reforçar o enfrentamento à criminalidade organizada, principalmente em cidades estratégicas como Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Plácido de Castro, que são frequentemente afetadas pela ação de grupos criminosos que atuam entre os dois países.