A Polícia Civil do Acre (PCAC) e a Polícia Nacional do Peru (PNP) estão unindo forças para intensificar o combate ao crime organizado na fronteira entre o Brasil e o Peru, especialmente na região entre o estado do Acre e o departamento peruano de Madre de Dios.
A cooperação envolve o compartilhamento de informações estratégicas nas áreas de investigação criminal e inteligência. O objetivo é fortalecer ações contra crimes transnacionais, como tráfico de drogas, armas e a captura de foragidos da justiça.
Participaram da articulação o coronel Orlando Sanchez Ramirez (PNP), o delegado-adjunto da PCAC, Dr. Cleylton Videira, o diretor do Departamento de Inteligência da PCAC, Dr. Nilton Boscaro, e o delegado da Polícia Federal no Acre, Dr. Felipe Peres Fachineli.
Como resultado dessa parceria, um foragido da justiça acreana foi entregue por autoridades peruanas em 13 de março, na Ponte da Amizade, em Assis Brasil — ponto que liga os dois países.
O reforço da aliança também marcou presença na II Reunião do Comitê de Fronteira Sul Brasil–Peru, evento que reuniu autoridades brasileiras e peruanas para debater temas como segurança, migração e integração regional.
Uma nova operação conjunta entre as forças policiais do Acre e de Madre de Dios já está em fase de planejamento e será deflagrada em breve.
“O fortalecimento dessa parceria representa um avanço importante no combate à criminalidade na fronteira. A troca de informações e experiências amplia nossa capacidade de resposta e reforça nossa atuação em ações estratégicas”, destacou o delegado-adjunto da PCAC, Dr. Cleylton Videira.