O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) abriu nesta terça-feira, 29, as inscrições para o Casamento Coletivo do Projeto Cidadão no município de Feijó. A ação vai beneficiar até 200 casais com cerimônias gratuitas de união civil, sendo 100 vagas destinadas à área urbana e outras 100 para a zona rural.
Na cidade, as inscrições seguem até o dia 2 de maio, sempre das 8h às 15h, no Salão Paroquial de Feijó. Os casais interessados devem comprovar baixa renda e apresentar os documentos exigidos pela organização. A cerimônia na área urbana está marcada para o dia 6 de junho, também no Salão Paroquial, que fica na Travessa Floriano Peixoto, no centro do município.
Na zona rural, o casamento será realizado na Aldeia São Vicente, Comunidade Humaitá, às margens do rio Muru. Nesse caso, as inscrições ocorrem entre os dias 29 de abril e 1º de maio, diretamente na comunidade.
Além da celebração dos casamentos, o Projeto Cidadão levará uma série de serviços essenciais às populações atendidas, como emissão de documentos, atendimentos jurídicos e ações de saúde. Entre os parceiros da iniciativa estão a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Polícia Civil, a Receita Federal, o INSS, o Incra, o Tribunal Regional Eleitoral, a Secretaria de Estado da Mulher e os serviços de saúde do município.
O objetivo do projeto é garantir cidadania e acesso a direitos de forma gratuita e integrada para as comunidades urbanas e rurais.