Esta quarta-feira (9) será marcada por tempo quente em todo o estado do Acre, com predomínio de sol entre nuvens e possibilidade de chuvas pontuais. O cenário se repete em outros estados da região Norte, como Rondônia e Amazonas, além de áreas do Mato Grosso, das planícies bolivianas e da região de selva do Peru. Embora as chuvas previstas sejam passageiras e localizadas, em alguns pontos podem ocorrer com intensidade mais forte.
No Distrito Federal e em Goiás, o clima também será quente, com variação de nuvens ao longo do dia. Há chance de pancadas de chuva isoladas, que em alguns locais podem vir acompanhadas de trovoadas.
No Acre, o tempo segue estável na maior parte do território. As regiões leste e sul do estado, que englobam cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, terão um dia ensolarado com nuvens e possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. A chance de chuvas fortes é baixa. A umidade relativa do ar durante a tarde deve ficar entre 40% e 50%, e pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, predominantemente do sudeste, com variações de leste e sul.
No centro e oeste do Acre, que inclui municípios como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo será semelhante. O sol aparece entre nuvens e há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, também com baixa probabilidade de serem fortes. A umidade varia entre 45% e 55% no período da tarde, podendo atingir até 100% nas primeiras horas do dia.
As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões do estado. Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, os termômetros devem variar entre 21°C e 34°C. Em cidades como Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, a máxima pode chegar a 35°C. Plácido de Castro, Acrelândia, Sena Madureira, Manoel Urbano, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão também terão temperaturas altas, com mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 35°C.
O dia será de calor típico amazônico, com períodos abafados e chance de refresco em pontos isolados devido à chuva.