
A Defesa Civil de Rio Branco emitiu um alerta informando que o nível do Rio Acre poderá atingir a marca de 11 metros nos próximos dias, em decorrência das chuvas acumuladas na região. Apesar da elevação, o órgão afirma que não há risco de transbordamento, já que a cota de alerta é de 13,50 metros e a de transbordo é de 14 metros.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, a subida do rio é resultado do acúmulo de águas nas cabeceiras da bacia hidrográfica, mesmo sem chuvas expressivas nas últimas 48 horas. “Ainda aumentará mais!”, afirmou o coronel, destacando que a situação está sob controle.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em Rio Branco, válido até sexta-feira (18). A previsão é de pancadas de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de até 60 km/h. O risco de alagamentos, quedas de galhos e interrupções no fornecimento de energia é considerado baixo.
A Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar os comunicados oficiais e, em caso de emergência, entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).