Duas novas rotatórias foram implantadas este ano em Sena Madureira num parceria do Detran com a Prefeitura com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e trazer mais organização ao trânsito local. No entanto, o que deveria ser uma solução está se tornando um motivo de preocupação para os moradores.
Segundo relatos, muitos condutores não respeitam as regras básicas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ignorando o direito de preferência de quem já está circulando na rotatória. “Você está dentro da rotatória, fazendo o percurso certo, e vem um motorista pela avenida em alta velocidade querendo atravessar como se não houvesse regras. Se você não tiver atenção, ele bate no seu carro”, denunciou um motorista de aplicativo em áudio enviado ao YacoNews.
O problema vai além da desorganização: há registro de acidentes e colisões em uma das rotatórias recém-inauguradas, provocados justamente pela imprudência de alguns condutores. Moradores alertam que, sem uma ação imediata por parte das autoridades, a situação pode se agravar.
“Está horrível ali. Vai acabar acontecendo um acidente mais grave por pura imprudência. É preciso colocar fiscalização urgente ou alguma medida educativa para conscientizar boa parte dos motoristas. Muitos parecem desconhecer completamente as leis de trânsito”, reforça o motorista.
Enquanto a proposta das rotatórias é tornar o tráfego mais fluido e seguro, a falta de respeito às normas pode acabar tornando esses pontos ainda mais perigosos.