O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convocou uma reunião de gabinete para esta quinta-feira (10), às 11h (horário de Brasília), segundo uma autoridade da Casa Branca. A reunião ocorre um dia após o anúncio da suspensão, por 90 dias, das tarifas “recíprocas” impostas por seu governo — com exceção das aplicadas à China, que continuam em vigor.
A medida gerou uma reação imediata nos mercados, com alta nas bolsas norte-americanas. Trump comemorou o movimento em publicação na rede Truth Social: “Que dia, mas mais dias maravilhosos virão!!!”, escreveu durante a madrugada.
Apesar de defender as tarifas como forma de proteger a economia americana, Trump admitiu que a tensão causada pelas medidas vinha provocando insegurança no mercado. “Achei que as pessoas estavam um pouco fora da linha. Estavam ficando agitadas, um pouco assustadas”, afirmou, ao comentar a decisão de recuar.
De acordo com informações da CNN, a recente pressão no mercado de títulos também influenciou a decisão do presidente de adiar temporariamente a aplicação das tarifas.
A suspensão temporária pode ser uma tentativa de conter os impactos econômicos negativos da guerra comercial e de recuperar a confiança dos investidores, enquanto negociações internacionais seguem em andamento.