13 abril 2025

Vigilante é morto a tiros dentro de escola na Baixada da Sobral; suspeito também foi baleado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um vigilante foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto na manhã desta segunda-feira (7), dentro da Escola Estadual Maria Raimunda Balbino, localizada na Rua Tião Natureza, no bairro Palheiral, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. O crime aconteceu por volta das 5h40.

De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos armados invadiram a unidade de ensino e tentaram render o vigilante, identificado como Raimundo de Assis de Souza Filho, de 52 anos, para roubar sua arma. Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que o vigilante reage ao assalto e inicia uma troca de tiros com os suspeitos.

Durante o confronto, Raimundo foi atingido por quatro tiros no pescoço e três nas costas. Mesmo utilizando colete à prova de balas, os disparos ultrapassaram a proteção, conforme informou o perito criminal Heverton Nascimento.

Um dos suspeitos, Leandro Mendes dos Santos, foi baleado no pescoço. Mesmo ferido, ele tentou fugir, mas caiu no pátio da escola. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou duas ambulâncias ao local. Raimundo morreu antes de receber atendimento. Já Leandro foi estabilizado e encaminhado em estado grave ao Pronto Socorro de Rio Branco.

A médica do Samu, Dra. Débora Gama, informou que o suspeito foi atingido por um único disparo e apresentava apenas o orifício de entrada do projétil. Ele foi direcionado ao setor de traumatologia para cuidados especializados.

O segundo criminoso conseguiu fugir. A polícia encontrou uma moto Honda Titan abandonada a poucos metros da escola, que pode ter sido usada na ação.

Durante o desdobramento da ocorrência, o irmão de Leandro, Edvilson Mendes, foi detido em frente à escola, acusado de tentar resgatar o suspeito ferido. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) para prestar esclarecimentos. A polícia apura se ele teve envolvimento direto no crime.

Policiais civis da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local e iniciaram as diligências. Três cápsulas de pistola calibre .40 – armamento de uso restrito das forças de segurança – foram encontradas na cena do crime.

Raimundo de Assis era pai de cinco filhos e bastante conhecido entre colegas de profissão. Familiares e amigos se mostraram profundamente abalados com a perda. O corpo do vigilante foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos de necropsia.

A DHPP investigará o caso.

Com informações de Deyvi Chessmon em parceria com YacoNews.

Veja Mais